quarta-feira, 8 de abril de 2020

Vasos Gregos 1º ano

Acesse os links sobre Grécia Antiga e veja os vídeos assistidos em aula:

Grandes Civilizações - Grécia - parte 1 

Grandes Civilizações - Grécia - parte 2 

A pintura Grega está presente nos vasos gregos, também chamados de "ânforas", que representavam cenas de atividade do cotidiano, cenas mitológicas e  atividades físicas. 

Esses vasos tinham função utilitária, armazenavam cereais, azeites, grãos, vinhos, bem como serviam para rituais religiosos, entre outras coisas. As imagens pintadas eram ricas em detalhes e cheias de simbolismo. 

Abaixo estão algumas imagens de referência sobre o assunto e que irão lhe auxiliar na atividade a ser proposta.
_______________________________________________________________

Atividade:


* A atividade deverá ser feita em folha A4 , em pé ( formato retrato), onde você deverá desenhar um VASO GREGO ( folha inteira) e ILUSTRÁ-LO conforme as imagens de referência, pintar nas cores usadas no vasos - preto ou marrom com vermelho ou laranja. 


* Represente um cena Mitológica , de Guerra ou Olímpica com FRISAS nas bordas  (topo e base)

                                                                                     

 









Alguns exemplos de trabalhos já realizados em anos anteriores:

OBS - esses trabalhos são exemplos de como devem ser feitos, não deverão ser usados como referência para sua composição





terça-feira, 7 de abril de 2020

Expressionismo - Edward Munch

O Expressionismo surgiu em Dresden, na Alemanha, no início do século XX.

Com os acontecimentos mundiais convergindo para o estouro da primeira guerra mundial, alguns artistas demonstram em suas pintura toda a sua angústia e descontentamento com a situação atual.
A pintura expressionista é dramática e subjetiva,  tinha planos angulosos, traços grotescos, expressando o psicológico, valorizando o emocional do ser humano.
 
Assista ao vídeo:
Expressionismo Alemão 

Principais características da pintura:

* Pesquisa no domínio psicológico
* Cores resplandecentes, vibrantes , fundidas ou separadas
* Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado
* Pinceladas grossas, ásperas ,técnica violenta
* Preferência pelo patético, trágico e sombrio


Vincent Van Gogh é considerado um artista percursor o Expressionismo, tendo características do movimento mas sendo de uma época anterior ao movimento.

O principal representante desse movimento foi:

* Edward Munch - autor da obra "O Grito", teve na sua obra o reflexo de sua conturbada vida emocional. 
Perseguido pela tragédia familiar, Munch foi um artista determinado a criar figuras que parecem respirar, com sentimentos, que sofrem e que amam, retratando a dor e o trágico.
  

 

___________________________________________________________
Atividade: 

* Escolha uma das obras de Edward Munch sugeridas acima e a reproduza por fotografia.

* Use as pessoas da sua família, que estão em casa com você, use os espaços de casa, monte o cenário e o figurino buscando os mesmos planos, cores, luzes e expressões fisionômicas  dos personagens.

* Salve o trabalho de forma digital (foto),  acrescente seu nome e envie o arquivo na plataforma classroom.

* Salve e envie também a imagem do quadro com o qual você realizou a atividade.

Acesse
no Instagram @COVIDCLASSICS para ver trabalhos postados com essa temática que foram realizados com outras obras de arte diversas, de outros períodos.

ATENÇÃO - Você deverá escolher um dos quadros de Edward Munch e não poderá ser
 "O Grito".
 
Vejam alguns exemplos de trabalhos apresentados por seus colegas:
 
 







  











Fauvismo com Colagem - 2º ano

O Fauvismo foi um movimento artístico do início do século XX, em Paris. Pretendiam romper as barreiras da arte e fazer suas criações no automatismo. Usavam cores puras, vibrantes, pinceladas grossas e largas, as cores não mais correspondem com a realidade.

O nome do movimento foi dado pelo crítico conservador Louis Vauxcelles, pois as pinturas fauvistas estavam expostas, no Salão de Outono, onde o crítico percebeu as pinceladas bruscas e empastadas comparando os artistas com "feras" (fauves) selvagens.

Para os fauvistas:
* criar é seguir impulsos do instinto, as sensações primárias, sem preocupação e sem cuidados com a ordem intelectual
* criar e, arte não tem relação com intelecto e nem sentimentos
* a cor deve ser exaltada, a luz solar deve ser conseguida através de orquestração visual e colorida
* as linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.

Alguns artistas desse período foram Henri Matisse, André Derain, Maurice Vlamink e Roul Dufy.








 

  Procure mais referências de obras fauvistas do período e aprofunde sua pesquisa.
 ______________________________________________________________

ATIVIDADE: 

* Escolha uma das pinturas fauvistas apresentadas ( se for escolher outras salve e mande a imagem de referência na entrega do trabalho)

*A  partir de recortes e colagens de papeis coloridos, reproduza a obra com colagens sobre folha de canson ou sulfite A4 ou outra base firme. 

* Você não precisa reproduzir os detalhes pequenos ( olhos, unhas, dedos), sintetize a imagem com criatividade.

*Para não precisar sair de casa, use a criatividade e busque papeis coloridos na sua casa ( revistas, encartes,embalagens, envelopes, papeis de divulgação, etc.)

* Lembre, é uma atividade de recorte e colagem, não será aceito desenhos e pinturas a lápis.

Você deverá reproduzir por recorte e colagem uma pintura FAUVISTA . 
Acima você encontra algumas pinturas como exemplo.



A seguir estão alguns  EXEMPLOS de trabalhos já realizados por alunos do Ensino Médio.
Reprodução de obras de Henri Matisse a partir de colagens de papéis coloridos.

ATENÇÃO - os trabalhos abaixo são exemplos de trabalhos apresentados, não servem para referência na hora de você fazer o seu.