terça-feira, 28 de abril de 2020

Iluminura Medieval 1º ano

A pintura gótica alcançou admirável expressão nas miniaturas ou iluminárias, isto é, na decoração e ilustração dos livros medievais, feitos com pergaminho em lugar de papel e inteiramente escritos e ilustrados a mão. Na arte românica, as iluminuras eram arte exclusivamente religiosa, praticada pelos monges nos conventos. Mas, desde o século XII deixava de ser exclusividade de artistas religiosos. Na arte gótica surgem, cada vez mais artistas, os iluministas ou miniaturistas leigos. 


Iluminura refere-se a arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página, que ocupavam boa parte do espaço destinado ao texto. Os motivos das pinturas eram folhas, cipós, ramos, florais. Por vezes, a pintura margeava toda a página. Os monges eram responsáveis por esse trabalho, sabiam lidar bem com as iluminuras, dedicavam boa parte do dia nessa tarefa, que entre eles era um sinal de status.
Agora assista ao vídeo Iluminuras e Manuscritos Medievais para saber como eram feitas no período Medieval.


Veja os exemplos:



______________________________________
ATIVIDADE - Preste atenção nas orientações:
- Em folha de folha A4, com margem, crie a sua Iluminura.
- O texto pode ser um trecho de uma música ou pedaço de um poema ( aproximadamante 12 linhas)
- Capriche na letra ( cursiva ou de forma) feita com caneta preta.
- Ao redor do texto faça a ilustração com motivos florais ou geométricos com cores e capricho como nos exemplos mostrados.
- Seu nome e turma deve ser escrito de forma legível na frente do trabalho.

Veja agora alguns trabalhos realizados em aula por alunos do Ensino Médio :

           




Arte Cristã Primitiva 1º ano

Após a morte de Jesus Cristo, a pregação do ideário cristão recaiu sobre os ombros dos discípulos do Primeiro Século. Em sua fase inicial, essa ação evangelizadora se restringiu ao perímetro da região da Judeia, local onde o próprio Jesus teria realizado a grande maioria de suas pregações. Contudo, com o passar do tempo, a ação dos discípulos se mostrou eficaz e determinou a divulgação dos valores cristãos para outras partes do Império Romano. 

Para os dirigentes romanos, a divulgação do cristianismo era uma séria ameaça aos valores e interesses do império. A crença monoteísta era contrária ao panteão de divindades romanas, entre as quais se destacava o próprio culto ao imperador de Roma. Ao mesmo tempo, o conceito de liberdade fazia com que vários escravos não se submetessem à imposição governamental que legitimava a posição subalterna dos mesmos. 

Dessa forma, os cristãos passaram a ser perseguidos das mais variadas formas. Eram torturados publicamente, lançados ao furor de animais violentos, empalados, crucificados e, até mesmo, queimados em vida. Para redimir e orar pelos seus mártires, os cristãos passaram a enterrá-los nas chamadas catacumbas. Estas funcionavam como túmulos subterrâneos onde os cristãos poderiam entoar canções e pintar imagens que manifestavam sua confissão religiosa. 

A pintura elaborada no interior das catacumbas era rodeada de uma simbologia que indicava a forte discrição do culto cristão naquele momento. O mais recorrente símbolo era o crucifixo, que rememorava a disposição que Jesus teve de morrer pela salvação dos homens. A âncora significava o ideal de salvação. O peixe era bastante comum, pois a variação grega do termo (“ichtys”) era a mesma das iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. 





O desenvolvimento desse tipo de expressão artística acabou permitindo a execução de cenas cada vez mais complexas. Algumas cenas do texto bíblico começaram a tomar conta da parede das catacumbas. Entretanto, a imagem mais representada era a do próprio Jesus Cristo. Na maioria das vezes, o exemplo maior do cristianismo era simbolizado como um pastor entre as ovelhas. Tal alegoria fazia menção à constante importância que a ação evangelizadora tinha entre os cristãos. 

Símbolos cristãos : 


 


Essa fase inicial da arte primitiva não foi dominada por algum artista específico. A maioria das representações encontradas foi executada por anônimos que desejavam expressar suas crenças. A falta de um saber técnico anterior à concepção de tais obras marcou essa fase inicial da arte cristã com formas simples e bastante grosseiras. 

Por Rainer Sousa 
Graduado em História
__________________________________________________

Atividade - Composição/Estampa em preto e branco - tema "símbolo cristão"
 
Tendo em vista que uma estampa é a composição com a repetição de um elemento ( como nos exemplos abaixo), você deverá compor uma estampa a partir de um símbolo cristão:

  

Então , agora:
 
1. escolha um símbolo cristão ( taça, peixe, cruz, pão, ...) 
2. faça uma composição repetindo o elemento sobre uma folha branca A4
3. faça margem na folha e pinte de preto e branco. 
 
Pode ser lápis de cor, canetinha ou caneta esferográfica preta. 
Seja criativo e caprichoso.

Finalizado o trabalho, tire foto e envie na plataforma classroom para correção.

domingo, 26 de abril de 2020

Cubismo 2º ano

Antes de mais nada, assistam a aula sobre Cubismo no  link abaixo:
CUBISMO

Agora um resumo quanto às características e principais artistas:

Os pintores cubistas passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Principais características da pintura:
geometrização das formas e volumes;
renúncia à perspectiva, composição em duas dimensões;
o claro-escuro perde sua função;
representação do volume colorido sobre superfícies planas;
preferência pelas linha cortadas, cruzadas;
sensação de pintura escultórica;
cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.


Cubismo Analítico (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.



Cubismo Sintético (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.




Principais artistas: George Braques, Pablo Picasso, Juan Gris, Fernand Lèger, Robert Delaunay.

______________________________________
ATIVIDADE - LEIA AS INTRUÇÕES COM MUITA ATENÇÃO
Material : canson A4 ou sulfite, lápis de cor, tinta, canetas e canetinhas., recortes, colagens, obra digital.
Releitura da obra "Guernica" de Pablo Picasso

Assista ao vídeo :


* Agora, na folha de canson ou sulfite, faça uma releitura da obra "Guernica" de Picasso. 

* Você poderá mudar o fundo e permanecer com os mesmos elementos ou mesmo fundo e mudar alguns elementos de forma que ainda se perceba qual é a obra de referência.

* Abaixo você terá a obra original e depois algumas releituras feitas em cartoon, desenho, colagens, digitalmente, grafite, etc.
* Você também poderá fazer por desenho, pintura, aquarela, colagem ou desenho digital.

* O trabalho pode ser em cores ou preto e branco ( como nos exemplos abaixo).
Obs. preto e branco não significa deixar só no grafite.
Seja criativo e caprichoso.

* Ao finalizar, escreva seu nome e turma na parte da frente do trabalho.
Caso precise de mais orientações pode me chamar pelo whatsapp.


RELEITURAS JÁ REALIZADAS SOB ESSE TEMA: