O Pós-Impressionismo abrange um período que vai desde a última exposição impressionistas, em 1886, até os primeiros anos do século XX, com o surgimento do movimento de vanguardas artísticas. Embora tenha levado somente duas décadas, o Pós-Impressionismo trouxe uma inovação artística significativa. O movimento também deixou o seu legado, consolidando importantes artistas.
Foram chamados pós-impressionistas alguns artistas que não mais seguiam os preceitos originais do impressionismo. Para eles, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais. Os pós-impressionistas não seguiram um padrão artístico, como foi comum em outros movimentos artísticos.
· Subjetivismo;
· Liberdade cromática;
· Valorização da luz e textura;
· Técnica pontilhista;
· Valorização de temas do cotidiano;
· Bidimensionalidade em detrimento da perspectiva.
Principais Artistas do Movimento:
Paul Cézanne
Explorando, inicialmente, a pintura de paisagens, Cézanne pintou a partir de sua imaginação, incluindo em seus primeiros trabalhos, grupos de figuras grandes e pesadas. Mais tarde, ele adotou um estilo de pintura mais leve e arejada, trabalhando a partir da observação direta, ordenando estruturalmente as coisas em formas e planos de cor simples.
Vicent Van Gogh
Nos primeiros trabalhos, Van Gogh focou na vida de camponeses e de paisagens desertas nas eles quais viviam. Nessa fase, ele explorou em sua paleta de cores tons terrosos, principalmente, o marrom escuro, que fazia alusão a uma atmosfera melancólica. Mais tarde, adotou cores mais brilhante e pinceladas mais fortes, especialmente, em pinturas de paisagens como a “Paisagem Marinha em Saintes-Maries”. Van Gogh se dedicou ao desenho e à pintura, explorando além de paisagens, pinturas de retratos e autorretratos.
Paul Gauguin
A pintura de Gauguin é caracterizada por natureza alegórica, decorativa e sugestiva. Ele utilizou formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas. Gauguin foi um dos artistas que desenvolveu as técnicas do sintetismo e alveolismo, estilos de representação simbólica da natureza, nos quais se utiliza formas simplificadas e cores vivas.
Toulose-Lautrec
Sua pintura representou cenas internas, retratando pessoas e a vida boêmia de Paris. Além de fazer pinturas, Toulose-Lautrec revolucionou o design gráfico se destacando na publicidade do século XIX com a confecção de cartazes promocionais dos cabarés e teatros. Uma vez que a arte passou a ser comprada e utilizada pelo comércio, o cartaz litográfico colorido foi uma nova ferramenta de divulgação das opções de lazer de Paris. Assim, Lautrec explorou a confecção dos cartazes, definindo o estilo que ficou conhecido como Art Nouveau.
__________________________________________________
Atividade - Releitura com Texturas
1. Escolha uma pintura de um dos artistas citados acima (pode procurar na internet)
2. Desenhe em uma folha os contornos da imagem selecionada. Exemplo:
3. Preencher os espaços com textura diversas. Exemplo:
4. Para a realização do trabalho usar : caneta esferográfica de qualquer cor ou canetinha de ponta fina. ( não fazer as texturas com lápis de desenho ou de cor)
5. O trabalho pode ser com linhas coloridas ou de uma única cor.
Tire foto do trabalho e envie no classroom.
Se precisar de orientação pode me chamar no whats app.
Outros exemplos de como preencher com texturas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário