O surgimento da Gravura está associado ao surgimento da prensa por Gutemberg.
A partir do momento em que os livros não eram mais escritos e copiados à mão, surgiu a necessidade de que as ilustrações desses livros também fossem realizadas de uma maneira mais rápida e eficiente. Então surgiu a Gravura na Madeira ( Xilogravura).
A princípio a técnica de impressão foi inventada na China para criação de selos. Gutemberg que era ourives, se apropriou da ideia chinesa e desenvolveu tipos móveis (letras em metal) para organizar uma página escrita. Nesse mesmo propósito foram inventadas as matrizes com imagens invertidas que seriam impressas nessas publicações.
Mais tarde a técnica foi desenvolvida também me metal, pedra e , recentemente, no linóleo. O princípio da Gravura é a reprodução de imagens a partir de uma matriz. O artista idealiza a imagem e a grava sobre uma base que depois será impressas dezenas de vezes. A pessoa que irá imprimir não precisa ser necessariamente a pessoa que gravou a matriz, geralmente se usa um "impressor" que domina a técnica e imprime ou auxilia na reprodução das cópias para o autor.
A Gravura passou a ser , com o tempo, uma linguagem artística e muitos artistas passaram a se especializar nas técnicas e propiciar que pessoas com menor poder aquisitivo tivessem acesso à obras de arte , uma vez que a Gravura tem um preço mais acessível devido ao fato da sua maneira de reprodução.
Abaixo seguem algumas imagens de referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário