terça-feira, 23 de março de 2021

Pós Impressionismo - Atividade de Textura

 O Pós-Impressionismo abrange um período que vai desde a última exposição impressionistas, em 1886, até os primeiros anos do século XX, com o surgimento do movimento de vanguardas artísticas. Embora tenha levado somente duas décadas, o Pós-Impressionismo trouxe uma inovação artística significativa. O movimento também deixou o seu legado, consolidando importantes artistas.

Foram chamados pós-impressionistas alguns artistas que não mais seguiam os preceitos originais do impressionismo. Para eles, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais. Os pós-impressionistas não seguiram um padrão artístico, como foi comum em outros movimentos artísticos.

·         Subjetivismo;

·         Liberdade cromática;

·         Valorização da luz e textura;

·         Técnica pontilhista;

·         Valorização de temas do cotidiano;

·         Bidimensionalidade em detrimento da perspectiva.

Principais Artistas do Movimento:

Paul Cézanne

Explorando, inicialmente, a pintura de paisagens, Cézanne pintou a partir de sua imaginação, incluindo em seus primeiros trabalhos, grupos de figuras grandes e pesadas. Mais tarde, ele adotou um estilo de pintura mais leve e arejada, trabalhando a partir da observação direta, ordenando estruturalmente as coisas em formas e planos de cor simples.

Vicent Van Gogh

Nos primeiros trabalhos, Van Gogh focou na vida de camponeses e de paisagens desertas nas eles quais viviam. Nessa fase, ele explorou em sua paleta de cores tons terrosos, principalmente, o marrom escuro, que fazia alusão a uma atmosfera melancólica. Mais tarde, adotou cores mais brilhante e pinceladas mais fortes, especialmente, em pinturas de paisagens como a “Paisagem Marinha em Saintes-Maries”. Van Gogh se dedicou ao desenho e à pintura, explorando além de paisagens, pinturas de retratos e autorretratos. 

Paul Gauguin

A pintura de Gauguin é caracterizada por natureza alegórica, decorativa e sugestiva. Ele utilizou formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas. Gauguin foi um dos artistas que desenvolveu as técnicas do sintetismo e alveolismo, estilos de representação simbólica da natureza, nos quais se utiliza formas simplificadas e cores vivas. 


 Toulose-Lautrec

Sua pintura representou cenas internas, retratando pessoas e a vida boêmia de Paris. Além de fazer pinturas, Toulose-Lautrec revolucionou o design gráfico se destacando na publicidade do século XIX com a confecção de cartazes promocionais dos cabarés e teatros. Uma vez que a arte passou a ser comprada e utilizada pelo comércio, o cartaz litográfico colorido foi uma nova ferramenta de divulgação das opções de lazer de Paris. Assim, Lautrec explorou a confecção dos cartazes, definindo o estilo que ficou conhecido como Art Nouveau. 

__________________________________________________

Atividade - Releitura com Texturas

1. Escolha uma pintura de um dos artistas citados acima (pode procurar na internet)

2. Desenhe em uma folha os contornos da imagem selecionada. Exemplo:



3. Preencher os espaços com textura diversas. Exemplo:


4. Para a realização do trabalho usar : caneta esferográfica de qualquer cor ou canetinha de ponta fina. ( não fazer as texturas com lápis de desenho ou de cor)

5. O trabalho pode ser com linhas coloridas ou de uma única cor.

Tire foto do trabalho e envie no classroom.

Se precisar de orientação pode me chamar no whats app.


Outros exemplos de como preencher com texturas:







       

Exemplos de texturas gráficas: