terça-feira, 28 de abril de 2020

Iluminura Medieval 1º ano

A pintura gótica alcançou admirável expressão nas miniaturas ou iluminárias, isto é, na decoração e ilustração dos livros medievais, feitos com pergaminho em lugar de papel e inteiramente escritos e ilustrados a mão. Na arte românica, as iluminuras eram arte exclusivamente religiosa, praticada pelos monges nos conventos. Mas, desde o século XII deixava de ser exclusividade de artistas religiosos. Na arte gótica surgem, cada vez mais artistas, os iluministas ou miniaturistas leigos. 


Iluminura refere-se a arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página, que ocupavam boa parte do espaço destinado ao texto. Os motivos das pinturas eram folhas, cipós, ramos, florais. Por vezes, a pintura margeava toda a página. Os monges eram responsáveis por esse trabalho, sabiam lidar bem com as iluminuras, dedicavam boa parte do dia nessa tarefa, que entre eles era um sinal de status.
Agora assista ao vídeo Iluminuras e Manuscritos Medievais para saber como eram feitas no período Medieval.


Veja os exemplos:



______________________________________
ATIVIDADE - Preste atenção nas orientações:
- Em folha de folha A4, com margem, crie a sua Iluminura.
- O texto pode ser um trecho de uma música ou pedaço de um poema ( aproximadamante 12 linhas)
- Capriche na letra ( cursiva ou de forma) feita com caneta preta.
- Ao redor do texto faça a ilustração com motivos florais ou geométricos com cores e capricho como nos exemplos mostrados.
- Seu nome e turma deve ser escrito de forma legível na frente do trabalho.

Veja agora alguns trabalhos realizados em aula por alunos do Ensino Médio :

           




Um comentário:

  1. Oi Denize, sou professora de artes também e estou as voltas com aulas on line, estou justamente falando agora para os alunos sobre a arte medieval e aí vi a sua sugestão de atividade, que está mais completa que a minha, eu tinha pensado que os alunos podiam escrever o próprio nome no estilo iluminuras, mas a proposta do poema é mais completa.Obrigada por compartilhar. Tenho feito alguns trabalhos legais também sobre vários temas, Impressionismo, vanguardas europeias, barroco etc. Se quiser posso compartilhar alguns trabalhos dos alunos.

    ResponderExcluir