segunda-feira, 26 de abril de 2021

Gravura

 O surgimento da Gravura está associado ao surgimento da prensa por Gutemberg.

    A partir do momento em que os livros não eram mais escritos e copiados à mão, surgiu a necessidade de que as ilustrações desses livros também fossem realizadas de uma maneira mais rápida e eficiente. Então surgiu a Gravura na Madeira ( Xilogravura). 

    A princípio a técnica de impressão foi inventada na China para criação de selos. Gutemberg que era ourives, se apropriou da ideia chinesa e desenvolveu tipos móveis (letras em metal)  para organizar uma página escrita. Nesse mesmo propósito foram inventadas as matrizes com imagens invertidas que seriam impressas nessas publicações.

Mais tarde a técnica foi desenvolvida também me metal, pedra e , recentemente, no linóleo. O princípio da Gravura é a reprodução de imagens a partir de uma matriz. O artista idealiza a imagem e a grava sobre uma base que depois será impressas dezenas de vezes. A pessoa que irá imprimir não precisa ser necessariamente a pessoa que gravou a matriz, geralmente se usa um "impressor" que domina a técnica e imprime ou auxilia na reprodução das cópias para o autor.

A Gravura passou a ser , com o tempo, uma linguagem artística e muitos artistas passaram a se especializar nas técnicas e propiciar que pessoas com menor poder aquisitivo tivessem acesso à obras de arte , uma vez que a Gravura tem um preço mais acessível devido ao fato da sua maneira de reprodução.

Abaixo seguem algumas imagens de referência:



 
Gravura no Brasil
 
No Brasil a Gravura é muito bem representada por Lasar Segal , Goeldi e Poty Lazzarotto.
Também temos exemplos de arte popular com a Gravura nos trabalhos de Literatura de Cordel:

Atividade - Gravura em Isopor
 
Na última atividade trabalhamos a Iluminura Medieval fazendo a ilustração e decoração da letra capitular e a decoração ao redor do texto. Agora vamos fazer parecido, só que em Gravura.
Seguem os links dos vídeos que explicam a técnica: 
 

* O que você irá precisar:
Bandeja de Isopor, caneta, rolo de espuma ou esponja, tinta de qualquer cor ( gouache, de tecido, acrílica ou óleo (de quadro), sulfite de qualquer cor, tesoura, fita adesiva.
 
* O que você terá que gravar:
O trabalho a ser executado será :
- o seu próprio nome 
- lembre de ilustrar a primeira letra do seu nome como no trabalho de Iluminura
- lembrando que em se tratando de gravura a gravação deverá ser feita invertida para que quando seja impressa fique de maneira correta 
- faça duas cópias

* O que você deverá enviar para validar a nota da atividade:
A foto da matriz ( placa gravada)
a foto das duas impressões juntas ( lado a lado)
 
Qualquer dúvida pode me chamar no whats ou na plataforma classroom. 
 
Esse abaixo eu fiz como exemplo, mas lembrem que vocês devem fazer duas impressões.