sábado, 18 de setembro de 2021

Semana de Arte Moderna - Anita Malfati

 Anita Catarina Malfatti foi uma artista plástica brasileira que nasceu em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889, filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e da artista plástica norte-americana Betty Krug. Anita nasceu com uma atrofia no braço direito e precisou aprender a usar a mão esquerda sob os cuidados de uma governanta.


 Anita iniciou seus estudos no Colégio São José e, em 1897, estudou no Colégio Mackenzie, onde se formou professora. Com a mãe, que ministrava aulas de pintura e línguas para sustentar a família após a morte do marido, aprendeu as primeiras técnicas de pintura.

Em 1910, com a ajuda do tio e do padrinho, Anita foi estudar na Europa. Frequentou o ateliê de Fritz Burger e, em seguida, matriculou-se na Academia Real de Belas Artes, em Berlim (Alemanha), quando teve o primeiro contato com a arte expressionista.

De volta ao Brasil, em 1914, Anita realizou sua primeira exposição individual, na “Casa Mappim”, sem grande destaque. No ano seguinte, Anita Malfatti foi estudar em Nova York (Estados Unidos), na “Art Students League”, sob a orientação de Homer Boss. Durante esse período, a artista entrou em contato com as estéticas cubista e expressionista, as quais marcaram profundamente sua obra, diferenciando-a dos padrões acadêmicos brasileiros da sua época. Essa experiência lhe propiciou a oportunidade de pintar livremente, sem limitações estéticas. Foi nessa fase que pintou seus quadros de maior prestígio.

 De volta a São Paulo, em 1917, Anita Malfatti realizou, no dia 20 de dezembro, uma exposição com 53 obras, as quais ilustravam a influência das vanguardas europeias em seu estilo, como "A Estudante Russa", "O Homem Amarelo" e "A Mulher de Cabelo Verde".

 

As obras de Anita foram duramente criticadas pelo escritor Monteiro Lobato, que, na época, atuava como crítico de arte do jornal “O Estado de São Paulo”. Lobato publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, no qual questionou a necessidade de se criar uma arte moderna. Para ele, a arte moderna era considerada demasiado esquisita e, da forma como estava sendo criada, poderia ser produzida até mesmo “por um macaco com um pincel amarrado no rabo”.

Em contrapartida, o escritor e amigo de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, defendeu as técnicas e a exposição da artista plástica no “Jornal do Comércio”.

Os efeitos da crítica de Monteiro Lobato foram bastante negativos à vida e à carreira da artista, que ficou deprimida e reclusa durante muito tempo. Essa situação foi o estopim para o desenvolvimento do Movimento Modernista no Brasil.

A seguir obras da artista:

  



Aqui temos o vídeo sobre o tema dessa aula:

https://www.youtube.com/watch?v=yPoyWzHjsFA 

 

  Atividade:


* Escolha uma das obras de Anita Malfati mostradas acima.


* Faça uma releitura da obra escolhida ( releitura : refazer com mudanças, acréscimos, troca de itens e cores e/ou técnica)


* A técnica para a releitura é livre : colagens diversas , desenho, pintura, fotografia, arte digital, ...


*Seja caprichoso, criativo e original , ou seja, não copie trabalhos já realizados como releitura.


*Salve a foto do seu trabalho e envie no classroom.