quinta-feira, 28 de julho de 2022

Impressionismo - Atividade de Fotografia

 O Movimento Impressionista vai revolucionar toda a arte do século XX propondo mudanças e abandonando as regras acadêmicas seguidas a tantas décadas.

Os impressionistas buscavam representar a fugacidade do momento com pinceladas rápidas e criaram algumas regras a serem seguidas:

* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
* As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final.  
A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas, o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.

Agora, assista ao vídeo linkado abaixo para saber sobre o momento histórico e como surgiu o movimento Impressionista.






 Impressionismo - Claude Monet

Claude Monet é o principal representante desse movimento.
A imagem abaixo é a obra de Monet "Impressão do sol nascente" .
A obra é a que dá nome ao movimento impressionista e foi muito criticada quando exposta pela primeira vez por se tratar de uma pintura feita por manchas e borrões que apenas dariam a "impressão" da imagem.


Claude Monet costumava pintar o mesmo tema com variações de dia, hora e estação do ano como vemos abaixo algumas das pintura que ele fez da Catedral de Rouen, na França:


Atividade:

* Assim como Claude Monet pintou a Catedral de Rouen várias vezes em busca de luzes diferentes em horas e dias diversos, você irá buscar uma paisagem para fotografar 3 vezes , em horas e dias diferentes, a fim de buscar cores e luminosidades diferente.
* Procure buscar opções no seu caminho diário ou a vista da janela de sua casa, escola ou trabalho.
* Coloque sempre a câmera/celular no mesmo lugar para obter o mesmo ângulo.
* Não use filtros.
* Postar as fotos no classroom.

Veja os exemplos a seguir:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário